Vermifugação – Controle parasitário

Juntamente com a programa de vacinação é indispensável que seja  efetuado um programa de vermifugação, assim tendo um programa de prevenção completo para saúde dos equinos.

Os equinos são animais de hábitos herbívoros , que passam a maior parte do tempo se alimentando de volumosos (pastagens, alfafa, feno), portanto mais susceptíveis aos parasitas intestinais.

Muitas das espécies de parasitas intestinais podem acometer os cavalos, sendo os vermes do grupo nematoides  (vermes redondos) os mais importantes, mas alguns vermes chatos (cestoides) além de larvas de determinados grupos de moscas podem também  trazer muitos problemas, como cólicas , perda de peso, queda de rendimento, anemia, diarreias, deficiência no crescimento entre diversos outros. Não são raras as vezes em que animais com cólica são encaminhados para cirurgia, e durante o procedimento cirúrgico se depara com obstruções intestinais causadas por vermes.

Portanto um programa de vermifugação é uma forma simples de  evitar problemas muito maiores, é importante se intercalar os ‘’tipos’’ (principio ativo) de vermífugos afim de se combater todos os tipos de vermes .

Segue exemplo de programa de vermifugação.

PRODUTO POTROS JOVES REFORÇO ADULTO
Ivermectina 1 mês de vida 2 meses de vida Cada 2 meses
Moxidectin 1 mês de vida 3 meses de vida Cada 3 meses
   INTERCALAR
Praziquantel 2 meses de vida 4 meses de vida semestral

 

Bruna B. Zaharov Simon
Proprietária Haras WS e Médica Veterinária
CRMV-SP 32464