Qual a idade certa para fornecer ração para os potros?

Hoje eu vou começar a falar para vocês um pouquinho sobre a alimentação de potros, lembrando que na semana passada falei sobre a importância da alimentação para éguas prenhas, que quando recebem alimentação balanceada durante o período gestacional conseguem elevar os índices reprodutivos e também produzir potros mais desenvolvidos ao nascimento.

Então Tati, qual a idade certa para começarmos a fornecer ração para os potros?

Devemos lembrar que os potrinhos são animais extremamente curiosos, desde o primeiro dia de vida eles já estão de olho no que a mãe está fazendo e assim passam a copiar seus hábitos. Com cerca de 3 a 5 dias de nascidos se colocarmos um cocho mais baixo para a égua se alimentar com o concentrado, já podemos ver o potrinho ali, brincando e começando a pegar a ração. É claro que o potro até os 3 meses de vida precisa do leite materno como fonte principal de alimento, porém a partir dos 3 meses a curva em relação a produção e qualidade do leite, começa a reduzir significativamente e assim o leite materno não deve ser mais o único alimento, e passa a ser um complemento, afinal nesta idade eles já estão aptos a pastarem e aproveitarem adequadamente o concentrado.

 

Então, quando você tem um potro que já está acostumado a este sistema alimentar desde o nascimento, quando ele atingir os três meses de idade, onde o leite perde bastante qualidade, você não tem redução de peso e vou além, na época do aparte, que costuma gerar preocupação pelo estresse e redução de peso você pode ficar despreocupado. A introdução da ração na alimentação de um potro pode ser feita desde cedo, os suplementos lácteos com níveis de proteína e minerais altos também são uma excelente forma de incrementar a alimentação deles.

Lembrem que a partir de agora tratamos indivíduos, ou seja, pesagens mensais, acompanhamento individual e caso algum potro esteja deixando a ração sobrar, merece que você investigue mais a fundo a causa. Aqui costumamos fazer o fornecimento do concentrado através da lanchonete (sistema desenvolvido para alimentar lotes individualmente) e na próxima semana falarei o motivo que prefiro este sistema em comparação ao sistema de crepe feending.

#tati🐎