Saiba identificar uma cólica e chame um veterinário

Cólica é qualquer dor na região abdominal, na grande maior parte das vezes resultante de algum problema no sistema digestório, exceto em éguas prenhes que podem ter desconforto decorrente da gestação. Pode estar relacionada a vários fatores, que vão desde produção excessiva de gás no estômago até obstrução ou torção do intestino.

Quais os principais sinais?

Animal olha constantemente para o flanco, deita a todo o momento e rola, apresenta sinais de dor como suor excessivo, negação ao trabalho, agitação, deita e levanta a todo momento e apresenta  dificuldades para caminhar

Quais as causas da cólica equina?

A maioria dos casos tem origem na alimentação inadequada. Uma alimentação equilibrada e saudável é fundamental para se evitar uma cólica. É muito importante o animal comer um volume maior de volumoso de qualidade (gramíneas, feno e alfafa) do que de concentrado (ração), a fim de evitar compactações no intestino e fermentações no estômago. O controle de parasitas também é um ponto importante, como também evitar ambientes de grande estresse para o animal, como muito tempo fechado na baia.

Como proceder quando se detecta sinais de cólica?

Toda cólica é classificada como emergência veterinária,  imediatamente deve-se chamar um veterinário, pois uma cólica pode ter uma causa muito simples e passar em minutos, como pode ser uma situação de cirurgia emergencial. A causa da cólica e os procedimentos que devem ser adotados só podem ser definidos diante de um exame clínico mais minucioso feito pelo veterinário, na sua espera  pode-se tentar caminhar com o animal.

 

Bruna B. Zaharov Simon
Proprietária Haras WS e Médica Veterinária
CRMV-SP 32464