Seu potro nasceu? Saiba os cuidados…

 

PRIMEIROS CUIDADOS AO NASCIMENTO – Part. I

Então vamos lá!

Gostaria de iniciar dizendo que é um prazer inaugurar estes posts com um dos temas que mais gosto e um dos mais solicitado por todos. Porém não é tão simples falar sobre este tema e por este motivo eu estrei dividindo em três partes.

Mas enfim Tati, quais são os cuidados ao nascimento?

As três fases que considero importantes para termos um potro vivo e viável são os cuidados com o pré-parto, parto e pós-parto. No pré-parto o fator principal é a sanidade da égua, e isso não diz apenas a respeito do score corporal, idade, cronograma de vacinação, e o exame clinico, visto que inúmeras doenças começam no útero e afetarão o nascimento dos potros e acredite, em até 48 horas você estará frente a uma “batalha” neonatal.

Só para que vocês tenham ideia, estimasse que 10 a 15% das éguas terão absorção embrionária, passando dos 45 a 60 dias de gestação a maior parte das éguas conseguem levar a gestação a termo, porem quando entramos no terço final da gestação chega o período crucial e infelizmente onde ocorrem a maior parte dos abortos. Nesta fase as placentites na minha experiência são as principais causadoras do prejuízo e estão associadas a diversos agentes: Vírus (Herpes vírus), Bactérias (Leptospira) e até Fúngica (Aspergillus). Com menor recorrência temos a hidroalantose, edemas ventrais provenientes de ruptura do tendão pré-púbico (muito observado em éguas idosas) e até torção uterina (mais incomuns).

Mas então como reduzir as chances de perda?

Acredito que o acompanhamento gestacional, observação diária, utilização da ultrassonografia para acompanhamento gestacional e cuidados na prevenção podem minimizar muito a sua perda. O diagnóstico precoce será sempre seu aliado lembrando que uma rápida intervenção pode muitas vezes não salvar a vida da égua mas resultara no nascimento de um potro vivo e viável.

Fala Doutor

Tatiana Figueiredo – Medica veterinária do Haras Fabio Jose.

@tati_figueiredo_vet / figueiredotati@hotmail.com

Formada pela PUC-PR (2007), Especialista em Diagnostico e Cirurgia pelo IBVET (2009) e Acupuntura pelo IBRATE (2009). Mestre em Ciência Animal pela PUC-PR (2010).