Neonatologia, você sabe a importância?

O fala doutor do No Galope agora é de responsabilidade da doutora Tatiana Figueiredo, mais conhecida como Tati.

A tempos que a neonatologia passou de ser aquela tríade de importância que incluía a ingestão de colostro adequada, eliminação de mecônio e cura do umbigo.

Claro que quando esta tríade está bem monitorada sua casuística reduz significativamente, porém, não exclui o seu neonato de outras afeções e problemas. Atualmente sabemos que a neonatologia vem ganhando importância, afinal o investimento em genética é cada vez maior.

Sendo assim os haras se especializam cada vez mais em poder comercializar produtos que imprimam qualidade, devendo sempre lembrar que os compradores quando adquirem os mesmos, estão investindo em “sonhos” sendo este um animal que será destinado a vida esportiva, Matriz ou Garanhão.

Então qual o papel do médico veterinário?

Até onde podemos interferir, garantir e melhorar esta qualidade?

Não existe receita pronta, mas ao longo dos anos fui percebendo que podemos com certeza minimizar muitos fatores e desta forma conseguir bons índices dentro desta especialidade. E se eu te disser que a neonatologia vai muito além do nascimento do potro? Ficou curioso(a)? Aguardem….

Fala Doutor

Tatiana Figueiredo – Medica veterinária do Haras Fabio Jose.

@tati_figueiredo_vet / figueiredotati@hotmail.com

Formada pela PUC-PR (2007), Especialista em Diagnostico e Cirurgia pelo IBVET (2009) e Acupuntura pelo IBRATE (2009). Mestre em Ciência Animal pela PUC-PR (2010).