Doença infecto-contagiosa considerada uma das mais antigas que acomete os equinos , pode ser transmitida ao ser humano e qualquer outro animal. Causada pela bactéria Burkholdelia Mallei .
Transmissão
Através das secreções (catarro, pus,saliva, sangue, urina, fezes ,sêmen) do animal contaminado. Pode ocorrer a transmissão direta, quando um animal tem contato com outro animal, ou transmissão indireta, quando qualquer secreção entre em contato por exemplo com os cochos de água, ração, feno/alfafa ou instrumentos compartilhados entre os animais, tornando esses contaminados, que por sua vez, pode levar a contaminação para qualquer outro animal (homem, ruminantes, muares e etc.)
Sinais
Os mais frequentes são catarro e nódulos nas narinas, tosse, febre de 42°c.
Tratamento
Deve ser realizada a eutanásia afim de evitar a disseminação da doença que possui caráter fatal , uma vez que não existi vacina para nenhuma espécie animal.
Medidas a adotar
A qualquer sinal que possa ser Mormo, não pense duas vezes em chamar o veterinário, pois se trata de uma doença séria que pode ser transmitida ao ser humano e ser fatal.
Quando um animal diagnóstico positivo a Defesa Sanitária deve ser comunicada imediatamente, a propriedade isolada , o animal eutanásiado e cremado no próprio local, todo local e instrumentos que o animal teve contato ser desinfetado adequadamente com orientação do veterinário.
Bruna B. Zaharov Simon
Proprietária Haras WS e Médica Veterinária
CRMV-SP 32464