Mormo – Fatal para o homem

Doença infecto-contagiosa considerada uma das mais antigas que acomete os equinos , pode ser transmitida ao ser humano e qualquer outro animal. Causada pela bactéria Burkholdelia Mallei .

Transmissão

Através das secreções (catarro, pus,saliva, sangue, urina, fezes ,sêmen) do animal contaminado. Pode ocorrer a transmissão direta, quando um animal tem contato com outro animal, ou transmissão indireta, quando qualquer secreção entre em contato por exemplo com os cochos de água, ração, feno/alfafa ou instrumentos  compartilhados entre os animais, tornando esses contaminados, que por sua vez, pode levar a contaminação para qualquer outro animal (homem, ruminantes, muares e etc.)

Sinais 

Os mais frequentes são catarro e nódulos nas narinas, tosse, febre de 42°c.

Tratamento

Deve ser realizada a eutanásia afim de evitar a disseminação da doença que possui caráter fatal , uma vez que não existi vacina para nenhuma espécie animal.

Medidas a adotar

A qualquer sinal que possa ser Mormo, não pense duas vezes em chamar o veterinário, pois se trata de uma doença séria que pode ser transmitida ao ser humano e ser fatal.

Quando um animal diagnóstico positivo a Defesa Sanitária deve ser comunicada imediatamente, a propriedade isolada , o animal eutanásiado  e cremado no próprio local, todo local e instrumentos que o animal teve contato ser desinfetado adequadamente com orientação do veterinário.

 

Bruna B. Zaharov Simon
Proprietária Haras WS e Médica Veterinária
CRMV-SP 32464