Esse papel serve?

Hoje pedi a ajuda dele, o Veterinário de reprodução do @harasfabiojose Dr. Roman @romanpaiva para trazer uma nova perspectiva, da área de reprodução em relação a escolha da genética de dentro de um haras (dividimos em 3 Partes).

“Os objetivos na escolha de uma égua sempre serão guiados pela base genética que você deseja ter no plantel da sua propriedade ou haras, mas isso deve ser baseado em alguns critérios. Para contar um pouquinho de como eu planejo esta escolha, vou contar uma breve história a vocês, que me fez mudar o jeito de selecionar cavalos. Em 2009, eu tive a oportunidade de ir aos EUA selecionar algumas matrizes para trazer ao Brasil ao lado de um grande conhecedor das linhagens do QM. Além de estar muito empolgado com a oportunidade, sempre fui um grande estudioso de linhagens e como tal, de um catálogo de leilão com mais de 700 éguas eu inocentemente selecionei apenas 10, aquelas que achava que tinham o “melhor papel”, aquela “genética incrível”. Foi quando em uma conversa com o Bee Silva @justonebee, indo para este leilão, ele simplesmente me retrucou:

-“Roman, você trabalha em cartório para escolher papel?”. Com esta resposta, aprendi a reavaliar meu método, e ao longo dos anos, aprendi que cavalo (independente da categoria: garanhão, matriz, doadoras, atletas e potros), escolhemos observando o indivíduo e depois avaliamos se o documento corresponde.

Para selecionar o que você deseja, deve-se conhecer as características da linhagem como: índole, tamanho, peso, ossatura, musculatura, conformação e cascos. Para sermos conhecedores, precisamos sair do escritório e irmos pro campo, trocar informações e experiências com quem convive com eles: os criadores sabem definir bem o padrão e a produção, os treinadores passam informações importantes sobre maturidade e aptidão, e os vaqueiros agregam muito ao sabermos o estilo de correr e histamina.

Estas são informações importantes, afinal na criação buscamos produzir potros e indivíduos campeões.

Então amigos, para saber se uma égua é importante no seu plantel ou se fará a diferença, ela deve ser em primeiro lugar uma representante a altura da linhagem que você está buscando ou seja a melhor se possível.

Roman Paiva