Sérgio Novaes

O  Papo com os Feras de hoje é com Sérgio Novaes do Haras Casa Branca.

# A quanto tempo o Haras Casa Branca cria cavalos para vaquejadas?

Apesar de ser sócio da ABQM, desde 1987 e de já ter possuído alguns animais Quarto de Milha antes, há 19 anos demos início a criação de animais voltados para Vaquejada e provas de trabalho.

#Quais os principais garanhões em tanto tempo de criação? E qual o garanhão utilizado atualmente?

O nosso principal garanhão foi o Ronald da ER, cavalo que quando adquirimos, em 2000, já tinha uma longa historia na produção de campeões em diversas modalidades de trabalho e que trouxemos com o objetivo de produzir animais de vaquejada com sangue de boi, bom temperamento e estrutura. Na época, apesar de não termos as estatísticas e números que são fornecidos, estudamos muito as principais linhagens que se destacavam nas vaquejadas e entendemos que o que se encaixava no nosso projeto era uma animal que reunisse o sangue do Shady Apolo Bars e do Eternaly Fred, e o Ronald da ER nos oferecia tudo que queríamos: Garanhão bonito, com muita estrutura, excelente temperamento, produtor de diversos campeões e um dos últimos filhos do Shady Apolo Bars, numa irmã do Eternaly Fred, já produtora de uma das melhores éguas de vaquejada de todos os tempos a Midnight ER, conhecida como a égua preta do Ceará. O Ronald ficou conosco até a sua morte, tendo morrido em 2010, no mês em que completaria 30 anos.

# E qual o garanhão utilizado atualmente?

Para cobrir as filhas do Ronald da ER, trouxemos o campeão de Apartação e Laço, Doc Playlena FM, cavalo que além de se destacar nas pistas de competição, produziu diversos campeões em laço, Três Tambores e Vaquejada. O Playlena, foi adquirido em 2005, e suas primeiras gerações no HCB estão se destacando nas pistas de vaquejada, onde alguns deles como o Playlena Messi HCB, Sonny Shady Bars HCB, Anna Playlena HCB, Playlena Dancer HCB, Annita Playlena HCB, Playlena Bars HCB e outros, tem conquistados importantes campeonatos de vaquejada, inclusive como títulos nacionais como o Derby de 2014.

Como sucessor do Ronald, escolhemos o seu filho Ronald Gates HCB, um belo garanhão tordilho, com uma mâe líder de estatísticas da ABQM em provas de trabalho no ano de 2003, e optamos por utilizá-lo na reprodução a partir dos 2,5 anos. Na reprodução apesar de muito novo e com apenas três gerações em pistas de competição já vem se destacando com diversos campeões de vaquejada, como é o caso do Alamitos Gates HCB, da Campeã Derby de Puxar cat. Abeta – Bar Maid Gates HCB, da Lara Gates HCB, do Luca Gates HCB e do Apolo Gates HCB.

# O Ronald Gates HCB, apesar de muito novo, tem se destacado na produção de craques de vaquejada, por favor cite seus principais filhos. Quais os principais títulos desses filhos do Ronald Gates HCB?

– Playlena Anna HCH: 2°Melhor égua de esteira no Campeonato Portal Vaquejada 2014 (Amador).

– Playlena Messi HCB: Futuro craque, com apenas 4 anos ja conquistou o 3° e 4° lugar no circuito Top 10.

– A dupla Playlena Dancer HCB(pux) / Adeline Gates HCB (est): Líderes do Circuito Centro Oeste de Minas 2014

– Sonny Lena HCB: Finalista do Campeonato Nacional ABQM 2014 (am.pux) e 11°lugar Campeonato Nacional ABQM 2013 (ab.pux).

– Alamitos Gates HCB: Top 20 do Campeonato Portal Vaquejada, cavalo de puxar profissional nos anos de 2013 e 2014. Um dos melhores cavalos de puxar de esquerda do Brasil.

– Lara Gates HCB: 5° lugar Derby (Am / Est) 2012 / 4° lugar Milany (Asp / pux) 2014

– Bar Maid Gates HCB: Líder de estatística ABQM – Vaquejada (pux) 2014. Campeão Derby 2014 (Ab / pux)

– Luca Gates HCB: Finalista Potro do Futuro 2014 (pux)

# A edição do Leilão Haras Casa Branca 2015 está repleta de atrações, quais os destaques?

Dos nosso animais, entre as matrizes destacamos uma filha da Aninha, a Miss Little Okie, baia, irmã materna do Alamitos Gates HCB e já produtora de dois animais jovens que veem se destacando na Bahia, na sela do André Ambrosio. Entre os machos teremos 5 potros montados, alguns irmãos de campeões e entre as fêmeas, teremos irmãs próprias dos campeões de puxar Playlena Messi HCB, Bar Maid Gates HCB e Playlena Dancer HCB.

Os nossos convidados este ano atenderam o convite para a comemoração dos nossos 10 anos de leilão Haras Casa Branca, abrindo mão de verdadeiros patrimônios genéticos, com destaque para duas filhas do Roxão, uma filha do Don Diego Bars em competição e com embrião do Holland Jeck , potros e potrancas com sangue de vaquejada já domados e matrizes fantásticas e muito bem acasaladas.

# Deixe um recado especial para as pessoas que acreditam na genética HCB.

Acreditamos fortemente que estamos produzindo uma linhagem com sangue de boi, focada na genética de trabalho e com uma pitada das linhagens de corrida que deram certo, mas sempre cuidando para que seja uma tropa com bom temperamento, estrutura óssea, porte e acima de tudo habilidade.

A alegria de acompanhar os resultados dos animais de nossos clientes e ver a satisfação deles com o que produzimos é muito grande e tem sido uma grande recompensa por estes quase 20 anos de dedicação ao desenvolvimento de uma linhagem de vaquejada que vem dando certo e foi coroada de êxito com a nossa posição de terceiro lugar no ranking de criadores de vaquejada no Brasil em 2014, competindo com haras que produzem por ano o dobro ou até o triplo do que produzimos.