Edmar Barroso

O Papo com os Feras de hoje é com o empresário Edmar Barroso de Oliveira do Rancho Ninizo, a casa do The Flash (Holland Be Fly)!

# Qual foi o seu primeiro contato com cavalos, e por que a escolha da raça Quarto de Milha?

Meu pai Anisio Barroso de Oliveira, NINIZO, como minha mãe o chamava, era um apaixonado por cavalo de corrida e proprietário de alguns cavalos. Na época existiam mto desafios entre proprietários de cavalo de corrida de cidades vizinhas, como do Ceará também! Sempre que havia um desafio no Piauí ou Ceará, ele me levava! Daí nasceu minha paixão por esse animal maravilhoso que é o cavalo! A escolha pelo QM, foi simplesmente por sua versatilidade (principalmente velocidade) e beleza!

 

# Como nasceu o Rancho Ninizo e quando decidiu tornar-lo um expoente do QM de vaquejada?

A paixão por corrida me fez comprar a potra CRYSTAL NOIRE PP do amigo Pedro Portela e desde então íamos todo ano comprar cavalo em São Paulo,mas até então só como proprietário e não como criador,somente em 2005 resolvi criar e fundar o RANCHO NINIZO em homenagem a meu pai! Coincidentemente o mesmo ano em que nasceu HOLLAND BE FLY (THE FLASH). Sendo o RANCHO NINIZO um haras até então só com animais direcionados pra corrida, até que resolvi comprar o animal SONHADOR (castrado,descendente de principe rojo sem papel) que ganhou tudo que se poderia ganhar na vaquejada no meio norte e norte do país. Com os resultados positivos de SONHADOR, resolvi colocar meus animais de corrida na vaquejada, como também os animais cruzados corrida com trabalho e deu certo e vem dando certo! Exemplos como CRYSTAL NOIRE (ganhadora de carros e motos), CHANTYLLY MOON,MISS MONEY e HOLLAND BE FLY (THE FLASH) nos corrida fechado (PELIGRO VERDE também fez parte do nosso plantel qdo potro) e ELEKTRA DUN cruzado corrida com trabalho.

 

# Dentre todos seus investimentos, temos o Holland Be Fly, que te  visibilidade nacional ao seu criatório. Conte-nos mais sobre este animal.

Comprei em 2006 do Haras Fazenda Bela Ltda o potro HOLLAND BE FLY (THE FLASH) com o objetivo de correr os torneios de corrida de Pernambuco e Ceará, contudo pensando também em vaquejada, já que existiam em nosso plantel duas éguas de corrida fechado CRYSTAL NOIRE e CHANTYLLY MOON PP ganhando nas vaquejadas do Piauí,Ceará e Pará,resolvi colocar o HOLLAND BE FLY (THE FLASH) o mais cedo possível na vaquejada, o que deu certo!

 

# Quais os principais feitos do Be Fly como competidor e garanhão?

Os maiores feitos do THE FLASH como competidor foram:
• 3º lugar – Potro Futuro Profissional ABQM 2010
• 1º lugar – Arrocha o Nó em 2010
Começo de 2011 ele sofreu um acidente numa corrida, só voltando a correr final 2012
• Entrou com as 3 senhas e rachou o 1º lugar em Igarapé Grande 2013
• 1º e 17º lugares no Macedão em 2013
• 1º lugar em Lago da Pedra 2013
• 1º lugar em Paraibano 2013
• 1º lugar em Serrinha 2013
• 6º lugar em Itapebussu 2013
• 9º e 10º lugares em Mãe do Rio 2013
• 6º lugar Campina Grande 2014
• 3º e 6º lugares em Lagarto 2014
• 5º lugar em Mãe do Rio 2014
• Reservado Campeão Nacional amador ABQM 2104
Como garanhão, ele imprime mto os sinais dele nos filhos,porem ,ainda não podemos falar dele como garanhao produtor pois nao tem filhos correndo ainda!Os dois filhos mais velhos dele estão prometendo mto e começarão a correr no segundo semestre .EVA EASY(BE FLY X ELEKTRA DUN) e ESTONTEANTE EASY EBO(BE FLY X MISS MONEY)

 

# Cite as principais éguas de seu criatório que o Holland Be Fly irá cruzar.

BELLA FAST DOC, NINA DASH EASE,LOVES CHICA JR,UNICA ETERNALY AF, JAMAICA VISTA,FLASZOOM CASH EBO, MISS MONEY CASH, JUMA ONLY, GRACE EYESA EBO… ETC. Como você pode ver, acredito mto na versatilidade do QM! Fui criticado quando comecei a colocar velocidade fechada na vaquejada, contudo com o tempo alguns que me criticaram hoje se rendem a minha decisão!

 

# Qual seu conselho para quem está entrando na raça?

O conselho que dou a todos que estão começando, é que procurem bastante informação sobre o que procuram, arranje um bom assessor e se mantenha ligado em tudo que diz respeito ao QM.