É o processo inflamatório que acomete a conjuntiva palpebral, pode ser primária tendo origem no globo ocular e seus anexos, ou secundária que tem origem devido a outros problemas sistêmicos.
Causas
O que pode levar a causar conjuntivite podem ser traumas, com presença de corpos estranhos, ectrópios (doença em que a pálpebra se vira sobre si mesma contra o globo ocular), entrópiom (pálpebra se vira pra dentro), triquíase (cílios tocam a superfície ocular), intoxicação alimentar, processos alérgicos e infecções no geral.
O mais comum nos equinos é a conjuntivite surgir após o transporte do animal em caminhões, pois é quando na maioria das vezes, corpos estranhos entram em contato com o globo ocular, como grãos de areia, palha de arroz e sementes de gramíneas.
Sintomas
Vermelhidão nos olhos e congestão dos vasos nos olhos, quemose (edema conjuntival), secreção ocular e dor.
Tratamento
Controlar todas as causas que possibilitem irritação conjuntival e, quando secundária a afecções sistêmicas , tratar a doença.
Lavar os olhos com água boricada ou solução fisiológica para remover quaisquer secreções, colírios e pomadas com antibióticos e aplicação de antiiflamatórios corticosteroides.
Bruna B. Zaharov Simon
Proprietária Haras WS e Médica Veterinária
CRMV-SP 32464