As ceratites são inflamações que acometem a córnea e frequentemente vem acompanhada de conjuntivites, podem causar cegueira parcial ou total. Podem ser de causas infecciosas (provocadas pro fungos ou bactérias) ou traumáticas (associadas a outras doenças como a ceratite seca alérgica), e classificadas em superficial com vascularização, superficial sem vascularização e a de maior impacto sendo as ulcerativas.
Sinais Clínicos
Epífora (lacrimejamento), Quemose (edema palpebral), pálpebras semicerradas (Blefaroespasmo), fotofobia (em consequência a dor) e conjuntivas congestas.
Tratamento
Semelhante ao da conjuntivite (Lavar os olhos com água boricada ou solução fisiológica para remover quaisquer secreções, colírios e pomadas com antibióticos e aplicação de antiiflamatórios corticosteroides).
Nos casos em que estiver presente somente a ceratite sem lesões das camadas da córnea, é indicado associar corticosteroides pela via subconjuntival a cada 48-72 horas, e nos casos em que se apresentem úlceras, é indicado fazer o mesmo tratamento que para conjuntivites, porém evitando o uso de corticosteroides.
Bruna B. Zaharov Simon
Proprietária Haras WS e Médica Veterinária
CRMV-SP 32464