Células tronco – ABC para entender

São células capazes de gerar outras células diferentes de si mesmas. Ex: enquanto uma célula da pele, por exemplo, é capaz de reproduzir apenas mais pele, as células-tronco são células ”mestres“ com capacidade de diferenciar-se em qualquer outro célula, como músculo, osso e tendão.

Onde encontrar células tronco ?

Medula Óssea, placenta, cordão umbilical, sangue periférico, polpa de dentes, embriões e gordura.

Qual a importância?

O fato das células tronco serem as ‘’células matéria-prima’’, aquelas que podem se transformar em qualquer outra, pode ser a chave para solução de muitas doenças, onde a morte de células que não conseguem ser substituídas é a causa, por exemplo, o Mal de Parkinson, doenças cardíacas, diabetes, queimaduras, infartos, reconstituição de tendões e ligamentos. O uso das células tronco na veterinária é fundamental  para medicina humana, pois apenas com grandes avanços nos animais, poderá então se testar nos humanos.

Qual dificuldade?

O grande desafio é conseguir controlar a diferenciação da célula-tronco, ou seja conseguir fazer com que ela se diferencia na célula necessária, por exemplo, no caso do tratamento de um tendão ter o controle que a célula tronco se tornará uma (fibroblasto) célula do tendão e não  qualquer outra, como uma célula do músculo (mioblasto).

 

Bruna B. Zaharov Simon
Proprietária Haras WS e Médica Veterinária
CRMV-SP 32464