A Broca é uma lesão traumática na região do casco , seguida algumas vezes de necrose do tecido traumatizado. As brocas podem ser classificadas em secas , úmidas ou supuradas. Existem certas predisposições para ocorrer a broca nos cascos, estas são : cascos muito ressecados , laminite crônica , solo duro e irregular para animal trabalhar ou ficar por muito tempo.
Os sintomas no geral são : manqueira intensa da pata afetada ,alteração na andadura , aumento na pulsação das artérias da pata , cascos quentes.
Diagnóstico
A principio, a broca sempre será uma ferida fechada que não será visível ,somente através do exame com a pinça de casco quando se pressionará todas as regiões do casco, conseguirá identificar a região de maior sensibilidade, onde estará localizada a ferida fechada. Em casos de maior dificuldade de diagnóstico pode-se fazer bloqueio do nervo digital palmar ou até mesmo radiografia do local para diferenciar de uma fratura.
Tratamento
Drenagem da ferida , limpeza adequada do local com iodo povidine, pedilúvio duas vezes ao dia com permanganato de potássio durante 20 minutos , manter o animal com botinha ( feita de ataduras , algodão e esparadrapos ) até que a ferida cicatrize , trocando a botinha uma vez ao dia , indicada a aplicação do reforço antitetânico , caso não tenha certeza se o animal é vacinado para tétano e também administrar antibiótico e anti-inflamatório sistêmico de eleição do médico veterinário
Bruna B. Zaharov Simon
Proprietária Haras WS e Médica Veterinária
CRMV-SP 32464