É uma doença neurológica provocada por um protozoário conhecido como Sarcocystis Neurona . Esse protozoário é eliminado principalmente e mais comumente nas fezes de gambás e raposas, que contaminam as pastagens que servem de alimento para os equinos, e estes acabam ingerindo o protozoário , que migra do trato intestinal para a corrente sanguínea, ultrapassam a barreira hematoencefálica e atingem o sistema nervoso central, se instalando principalmente na medula , o que leva a diversos sintomas neurológicos. O cavalo é considerado um hospedeiro aberrante do Sarcocystis Neurona , já que não transmite a doença para outros cavalos .
Sinais
Os sinais neurológicos são os principais, no geral começam com fraquezas , tropeços no solo ou em objetos , arrastamento de pinças , e tem-se a impressão que o animal perde o equilíbrio e apresenta a ‘’bambeira’’. Os sintomas são de vários graus , dependendo do local onde o protozoário se instalou , podendo variar de pequenos tropeços e incoordenações imperceptíveis até mesmo a grandes tombos e desequilíbrios. Além dos sinais neurológicos, o animal pode apresentar atrofias musculares focais, inclinação de cabeça , paralisia de nervo facial e ocasionalmente sinais de disfagia . Quando regiões de substância branca são acometidas o animal pode apresentar também sudorese regional e insensibilidade em regiões de cabeça e pescoço. Sinais como febre , depressão acentuada , pressão da cabeça contra paredes e objetos e decúbito podem ser observados em algumas situações também.
Diagnóstico
Chega-se ao diagnóstico através da observação dos sinais clínicos neurológicos apresentados , e a confirmação pode ser dada através de um exame chamado Western Blot.
Tratamento e Prevenção
A prevenção pode ser dada através de higiene adequada em cochos de água e ração e depósitos de ração e controle de animais transmissores dos protozoários.
O tratamento em geral é com antimicrobianos que agem no parasita , anti-inflamatórios e suplementações com ácido fólico, vitamina E e selênio.
Bruna B. Zaharov Simon
Proprietária Haras WS e Médica Veterinária
CRMV-SP 32464